Telhado e Terraços

A cobertura tem como principal função a protecção (impermeabilização e isolamento) de uma construção, sem esquecer as funções estética e económica (durabilidade, manutenção e conservação).

A sua localização faz das coberturas elementos sujeitos a inúmeras acções ao longo do dia, e do ano. Entre essas acções podem salientar-se a radiação solar, a acção do vento e a presença de água, sendo fundamental uma impermeabilização e isolamento eficazes.

As coberturas mais comuns são as planas, caracterizadas por superfícies planas (ou águas) com diferentes inclinações, podendo ser classificadas em coberturas com pequenos declives (terraços) e coberturas planas em superfícies inclinadas. As superfícies planas das coberturas inclinadas são denominadas águas. Assim, uma cobertura inclinada pode ser de uma, duas, três, quatro ou múltiplas águas.

Telhado

Telhado - Cobertura de edificação, inclinada e revestida por telhas.

Os telhados são coberturas inclinadas que se caracterizam pelo seu revestimento específico: telhas. As telhas, elementos mais comuns no revestimento de coberturas inclinadas, são tipicamente de cerâmica, podendo também ser em pedra, cimento, metal, vidro, plástico, madeira, entre outros.

As telhas cerâmicas conferem, aos telhados, um revestimento tradicional com bom enquadramento em qualquer paisagem (urbana e rural) e grande durabilidade. São um produto ecológico com um processo de fabrico não agressivo para o meio ambiente e resíduos, no fim de vida da telha, ecológicos.

Do vasto leque de telhas cerâmicas comercializadas em Portugal, com diferentes texturas e cores, distinguem-se, em função da geometria e encaixe:

  • Telha Lusa (ou telha de aba e canudo) - Confere um acabamento ondulado ao telhado. Têm um encaixe perfeito e montagem prática;
  • Telha Marselha - Adequada para grandes inclinações e regiões com ventos fortes, pois possuem encaixe nas extremidades e relevo inferior para prender ao suporte da cobertura;
  • Telha de Canudo (ou telha de meia-cana ou telha mouriscada) - Tem um formato côncavo e são de fácil encaixe, assentam-se em fileiras com posição invertida. Indicadas para escoamento de águas pluviais;
  • Telha Romana - Modelo de formato plano com encaixe em fileiras de posições invertidas;
  • Telha Plana;

Terraço

Terraço - Cobertura horizontal (vulgarmente denominada plana) de um edifício, acessível e normalmente utilizável.

Os terraços são, hoje em dia, as coberturas preferidas por razões estéticas, sendo as que apresentam maiores exigências construtivas. A maior parte dos problemas com terraços estão associados ao escoamento das águas pluviais. A baixa inclinação deste tipo de coberturas (inferior a 5%) dificulta o escoamento das águas pluviais, exigindo maiores cuidados com as impermeabilizações. As coberturas em terraço podem ser não acessíveis, de acessibilidade limitada, completamente acessíveis (permitindo o aproveitamento do espaço exterior no topo dos edifícios tanto a pessoas como veículos) ou verdes/ajardinadas. A constituição tipo de uma cobertura em terraço é composta por estrutura resistente (laje de cobertura), camada de forma (que irá formar a pendente necessária para escoamento das águas), isolamento térmico, impermeabilização e camada de protecção.

Pretende substituir o revestimento da sua cobertura - telhado ou terraço? Precisa de a impermeabilizar ou isolar o seu terraço? A estrutura do seu telhado ou terraço precisa de ser recuperada? Pretende transformar o seu terraço num espaço mais agradável? Deixe-nos apresentar-lhe as nossas ideias sobre o "jardim urbano" que lhe permitirá disfrutar o melhor da natureza sem sair de casa.

A equipa de técnicos da CASA VIVA (designers, arquitectos e engenheiros) ajudam-no a encontrar a melhor solução técnica e estética.

Dê uma nova vida à cobertura da sua casa.

Para saber mais contacte-nos através do número azul 808 304 304 ou envie-nos um pedido de orçamento grátis.

fale connosco
atendimento nacional
Receba as nossas novidades e promoções!